sexta-feira, 10 de junho de 2016

Núcleo de Documentação recebe a visita de estudantes da UFRN




O Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional (NDPEP) recebeu na manhã desta sexta-feira (10) a visita de um grupo de estudantes e servidores da UFRN. O objetivo foi conhecer o trabalho de preservação e guarda do acervo institucional do IFPB.
O grupo foi recebido pelos integrantes do NDPEP, Luciano Candeia, Mardônio Lacet e Gerlani Florêncio e teve a oportunidade de conhecer e fotografar as peças e os documentos utilizados nos cursos ao longo da história do IFPB. “O objetivo do núcleo é preservar os vestígios da educação profissional e produzir conhecimento sobre a história, sobre a cultura escolar. Temos a preocupação em pesquisar e produzir conhecimento também”, disse o professor Luciano Candeia.
Mardônio explicou como é o processo de organização do acervo, desde as etapas iniciais do procedimento até a finalização e disponibilização para o público. Em breve serão trabalhadas as plantas arquitetônicas antigas da instituição e há ainda uma ideia de se articular para que sejam efetivadas parcerias com o objetivo de restauração das fotografias da década de 1960.
A UFRN tem um trabalho voltado para a conservação e restauração de documentos do acervo no suporte de papel, através de um laboratório no departamento de história. “Além de trabalharmos com o acervo da universidade, temos também o arquivo público e jornais do Diários Associados”, disse a técnica Evanúsia Gomes de Oliveira.
Para a professora Maria da Conceição Guilherme Coelho, coordenadora do Laboratório de Restauração e Conservação de Documentos, a visita irá enriquecer bastante na formação dos estudantes, pois a experiência vivenciada na UFRN por eles tem relação com a preservação no suporte do papel, já no IFPB, há outros tipos de acervo sendo conservados. “Ficamos maravilhados com o acervo da parte cultural da escola, fotografias e instrumentos de ensino, é muito importante vê que uma instituição se preocupa com isso”, afirmou a professora.

Já a estudante Danyella Mayara da Costa Nascimento, bolsista do laboratório e estudante de história também ficou entusiasmada com o trabalho realizado pelo IFPB. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas, o núcleo consegue realizar um trabalho muito bom de preservação e isso é importante porque faz com que o passado seja conhecido no presente e no futuro”, afirmou.
*Patrícia Nogueira – jornalista do IFPB
Disponível em:
http://www.ifpb.edu.br/reitoria/noticias/2016/06/nucleo-de-documentacao-recebe-a-visita-de-estudantes-da-ufrn

Nenhum comentário:

Postar um comentário